No primeiro fim de semana do mês de agosto, a previsão para a cidade de São Paulo indica tempo seco, sem chuva, e redução da influência do ar polar, o que deve favorecer a elevação das temperaturas, especialmente durante as tardes.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os índices da umidade relativa do ar devem registrar valores abaixo dos 30% nos próximos dias, situação que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como de “alerta”.
Nesta sexta-feira (1º/8), a capital amanheceu fria e com céu encoberto. No decorrer do dia, o predomínio será de sol entre poucas nuvens, o que vai facilitar a elevação da temperatura até os 22°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima, durante a madrugada e o início da manhã, ficou em torno dos 9°C.
Segundo a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar polar e seca mantém o tempo estável no estado, com predomínio de sol entre poucas nuvens. Nas primeiras horas desta sexta, houve formação de nevoeiros na faixa leste, em razão do resfriamento noturno aliado ao aumento da umidade. No entanto, essa nebulosidade se dissipa rapidamente com o aquecimento ao longo da manhã.
Durante a tarde, o destaque será a baixa umidade relativa do ar, especialmente em municípios do noroeste paulista, onde os índices podem ficar próximos ou até abaixo dos 20%. À noite, o tempo volta a esfriar, mas as temperaturas mínimas tendem a ser um pouco mais elevadas em comparação com os últimos dias. Ainda assim, os modelos indicam mínimas abaixo dos 7 °C em áreas mais elevadas do estado.
Previsão para o fim de semana
- No sábado (2/8), a madrugada deve apresentar céu com poucas nuvens e termômetros na marca dos 11°C na capital paulista.
- O amanhecer tem possibilidade de formação de neblina, mas que logo se dissipa com o predomínio de sol ainda pela manhã.
- A temperatura máxima prevista é de 25°C, com taxas mínimas de umidade em torno dos 28% nas primeiras horas da tarde.
- No domingo (3/8), a previsão é de sol com muitas nuvens, com mínima de 12°C e máxima de 28°C, segundo o Inmet.
- As taxas mínimas de umidade ficam em torno dos 20%.
Fonte: www.metropoles.com