Com baixa demanda de vendas, a Ford reduziu os investimentos em veículos elétricos e vai paralisar, de 18 de novembro a 6 de janeiro, a produção da picape
F-150 Lightning versão elétrica, alegando ser apenas “férias de Natal”.
A empresa já havia tomado outras medidas para tentar reverter a situação, como, por exemplo, a redução de três turnos para dois a produção na fábrica de Michigan (EUA), em outubro de 2023, ou mesmo a decisão de manter apenas um turno de produção por dia, em abril de 2024. No entanto, essas medidas não surtiram o efeito desejado.
O modelo elétrico da F-150 passa por um cenário diferente da versão a combustão, que é um dos grandes impulsionadores de venda da Ford, nos Estados Unidos.
“Continuamos a ajustar a produção para uma mistura ideal de crescimento de vendas e lucratividade”, disse um porta-voz da Ford. “Reduziremos as perdas em curto prazo em nossos produtos de primeira geração e nos prepararemos para sermos competidores globais em longo prazo”, completou o CEO da Ford, Jim Farley.
Dificuldades com a eletrificação
O setor de carros elétricos da Ford enfrenta dificuldades: nos primeiros nove meses deste ano, a divisão Model E teve um prejuízo de US$ 3,66 bilhões, causado por altos custos de desenvolvimento, investimentos em fábricas e vendas baixas. No terceiro trimestre, a Model E faturou US$ 1,2 bilhão com 32 mil veículos vendidos, enquanto a divisão de motores a combustão, Ford Blue, gerou mais de US$ 26 bilhões com 721 mil veículos.
Devido às perdas e à lenta transição para os elétricos, a Ford reduziu investimentos na área e aumentou o foco em veículos híbridos, adiando novos modelos totalmente elétricos.
Eleições nos EUA e o mercado de VEs
O mercado norte-americano de carros elétricos vive um clima de incerteza, por conta das eleições presidenciais. As políticas do governo Biden intensificaram a utilização de energia limpa na mobilidade, tanto com benefícios para os fabricantes como com incentivos para a aquisição de modelos de veículos elétricos para a população. Acredita-se que a candidata Kamala Harris continue o legado do atual presidente.
No entanto, os veículos elétricos viraram tema de campanha, uma vez que o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, fez duras críticas à eletrificação no decorrer da campanha. Assim, a depender de quem vencer as eleições, o futuro da mobilidade elétrica nos EUA também pode estar em jogo.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial