Home Noticias Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

4
0
Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) não conseguiu furar a bolha da esquerda ao montar seu arco de alianças e anunciará mais um partido de esquerda em sua coligação eleitoral.

O novo partido a compor a coligação é o nanico PCB, que deve ser anunciado na chapa encabeçada por Boulos e sua pré-candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), na tarde desta quinta-feira (18/7), em evento no centro de São Paulo.

Com isso, a chapa Boulos-Marta chegará a oito partidos sem apelo a eleitores de centro: PT, PSol, Rede, PV, PCdoB, PDT, PMB e PCB.

A composição é formada em meio a uma alta taxa de rejeição a Boulos e à polarização entre ele, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Nunes, que conta com as bênçãos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo levantamento mais recente do Datafolha, embora Bolsonaro seja o padrinho político que mais afugenta os eleitores da capital, Boulos apresenta a maior rejeição entre os pré-candidatos (33%), enquanto Nunes é o 3º da lista, com 24%.

Reduzir a taxa de rejeição entre o eleitorado tem sido um dos maiores desafios da campanha psolista, que tenta tirar de Boulos a pecha de “invasor”, utilizada por Nunes ao associá-lo às ocupações do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), da qual o deputado foi líder.

Também em contraponto a Boulos, Nunes tem reforçado a ideia de que está organizando uma “frente ampla” para derrotar a ascensão da “extrema esquerda” na cidade. Um dos ativos mais explorados pelo prefeito é o apoio que recebe do secretário Aldo Rebelo (Relações Internacionais), que já foi ministro dos governos Lula e Dilma.

Lula e o apoio a Boulos

Ainda segundo o Datafolha, Lula seria o padrinho político mais efetivo para agregar votos a um aliado nestas eleições. O petista, inclusive, já apontou o palanque na capital como uma de suas prioridades no estado, junto da disputa em São Bernardo do Campo, seu berço político.

O presidente estará ao lado do psolista neste sábado (20/7), na convenção partidária que confirmará o lançamento da chapa Boulos-Marta, em evento na Expo Center Norte, na zona norte da capital.

O local também foi utilizado por Lula para lançar a própria pré-campanha ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), em maio de 2022, na costura da frente ampla que visava derrotar Bolsonaro naquelas eleições.

Para tentar frear a expansão bolsonarista em São Paulo, os dirigentes paulistas do PT prepararam uma proposta para que o fundo eleitoral seja utilizado no custeio de viagens de Lula pelo estado.

Desta forma, o partido conseguiria contornar o fato de Lula não poder usar recursos da Presidência da República para viajar para fazer campanhas eleitorais. O PT pretende apresentar a resolução aos filiados nas convenções deste sábado.

Fonte: Oficial