Em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai enviar um alerta para cerca de 700 celulares com queixa de roubo em todo o estado. A iniciativa faz parte de uma nova fase do Programa SP Mobile, que começa nesta terça-feira (2/9).
O objetivo é recuperar os aparelhos que foram roubados ou furtados e continuam em uso, muitas vezes por pessoas que não têm conhecimento sobre a origem ilícita do produto.
3 imagensFechar modal.1 de 3
Programa SP Mobile cruza dados de operadoras e boletins de ocorrência para identificar celulares roubados ou furtados
Reprodução/Governo de SP2 de 3
As pessoas que receberem o alerta têm três dias úteis para devolver o aparelho
Reprodução/SSP3 de 3
Caso a devolução não aconteça, as pessoas poderão responder criminalmente por receptação
Reprodução/ SSP
Programa para recuperar celulares
- Com apoio das operadoras de telefonia, o SP Mobile usa dados de boletins de ocorrência para identificar e desarticular redes de revenda de celulares roubados.
- Nesta nova fase, o programa encaminhará cerca de 700 intimações para os aparelhos com queixa criminal.
- As pessoas notificadas terão três dias uteis para comparecer ao endereço indicado e devolver o item voluntariamente.
- Caso a devolução não ocorra, as pessoas se tornarão alvo de busca e apreensão por equipes da Polícia Civil.
- Os cidadãos em posse do celular serão conduzidos à delegacia e poderão responder pelo crime de receptação, de acordo com as circunstâncias apuradas em cada caso.
- O programa SP Mobile é o primeiro sistema de São Paulo a integrar de forma organizada todas as ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares.
- “Reforçamos a importância de sempre registrar o boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, incluindo o número do IMEI do celular. É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, destacou o coordenador do programa, delegado Rodolfo Latif Sebba.
Desde o início do projeto, em junho deste ano, cerca de 3,5 mil celulares foram recuperados pelas forças de segurança. Mais da metade dos aparelhos (52%) foi devolvida às vítimas no período.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo: sagui quase é atropelado ao tentar atravessar a Faria Lima
-
São Paulo
Homem é encontrado morto embrulhado em saco plástico no litoral de SP
-
São Paulo
Vídeo: homem é preso por tentar estuprar estudante de 12 anos em SP
-
São Paulo
Homem incendeia casa após filho e esposa se negarem a buscar drogas
“Pela primeira vez, a ação de notificação e recuperação de aparelhos deixa de ser pontual e passa a abranger todo o território paulista de forma simultânea”, disse o coordenador do programa. “Além disso, o aprimoramento contínuo do sistema SP Mobile permite uma identificação em massa e muito mais precisa dos atuais possuidores, tornando a operação mais eficiente e assertiva”, concluiu Rodolfo Latif Sebba.
Fonte: www.metropoles.com

































