Home Noticias Suplente de Boulos é renomado cientista demitido por Bolsonaro

Suplente de Boulos é renomado cientista demitido por Bolsonaro

6
0

Com a nomeação de Guilherme Boulos (PSol) para a Secretaria-Geral da Presidência da República pelo presidente Lula, a vaga do deputado federal na Câmara dos Deputados deve ficar com o cientista Ricardo Galvão, atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2022, ele foi eleito suplente pela coligação PSol/Rede, o que lhe dá direito à vaga de Boulos.

Ele é físico com atuação na área de fusão nuclear. O cientista é reconhecido internacionalmente, como em 2019, quando foi agraciado pela revista Nature como uma das personalidades da ciência mundial.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites
Leia também
  • Igor Gadelha

    Lula anunciará Boulos como ministro nas próximas horas
  • Igor Gadelha

    Lula bate martelo e está próximo de anunciar Boulos como ministro
  • São Paulo

    Lula brinca com Boulos “invasor” e ministro na berlinda cai na risada
  • Brasil

    TCU apura uso indevido da Lei Rouanet em evento com Lula e Boulos

Antes de assumir o CNPq, Galvão foi diretor no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tornando-se um alvo de ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019.

À época, Bolsonaro acusou o Inpe de mentir sobre dados de desmatamento da Amazônia e agir a “serviço de alguma ONG”. Galvão rebateu à crítica e foi demitido do cargo após quatro anos à frente do instituto. O pesquisador defendeu publicamente a credibilidade dos dados do Inpe e o trabalho dos técnicos do instituto, reconhecido internacionalmente como referência no assunto.

Apesar de eleito suplente, ele nunca atuou na Câmara, e foi nomeado presidente do CNPq no primeiro ano do governo Lula. Procurado pelo Metrópoles, ele não respondeu se pretende deixar a presidência do CNPq para assumir a vaga de Boulos.

Nomeação de Boulos como ministro

A coluna Igor Gadelha adiantou na manhã desta segunda-feira (20/10) que o presidente Lula avisou auxiliares que anunciará Guilherme Boulos (PSol) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência nas próximas horas.

A expectativa no governo é de que o anúncio ocorra antes de Lula viajar para Ásia. Com a nomeação, Boulos deverá assumir o cargo que hoje é ocupado por Márcio Macêdo (PT).

Fonte: www.metropoles.com