Home Saúde Tangerina: conheça 5 benefícios de comer a fruta da estação

Tangerina: conheça 5 benefícios de comer a fruta da estação

3
0
Tangerina: conheça 5 benefícios de comer a fruta da estação

Além de ser muito saborosa, a tangerina é uma fruta cheia de propriedades benéficas para o organismo. Rica em nutrientes e com baixo teor calórico, também conhecida como bergamota, é uma excelente opção para quem quer manter uma alimentação equilibrada, ganhar mais energia e fortalecer a saúde ao longo de todo o ano.

A fruta refrescante pode ser consumida de diferentes formas e ainda contribui diretamente para o fortalecimento da imunidade, proteção contra doenças e o melhor desempenho em atividades físicas, ideal para quem pratica esportes com frequência. A composição da tangerina inclui minerais, fibras, compostos antioxidantes e, claro, altas doses de vitamina C, que tem um papel fundamental no bom funcionamento do sistema imunológico.

Shoppe Feed TVShoppe Feed TV

Fortalece a imunidade

Entre os principais benefícios da tangerina, está sua capacidade de auxiliar na absorção de ferro durante a digestão, o que ajuda a prevenir quadros de anemia. A presença abundante de vitamina C também reforça as barreiras naturais do organismo, reduzindo a exposição a infecções e outros problemas de saúde.

Oferece ação antioxidante

Outro destaque é o efeito antioxidante que a fruta proporciona. Além de proteger contra o envelhecimento precoce e colaborar para a saúde da pele, os nutrientes desta fruta tropical ajudam a diminuir o colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Ajuda na prática de atividades físicas

Na rotina de quem leva uma vida mais ativa, a tangerina pode ser uma excelente aliada. Os carboidratos e minerais da fruta contribuem para o fortalecimento muscular, enquanto as propriedades cítricas oferecem energia e disposição para o dia a dia.

Favorece a saúde intestinal

Aquela parte branca entre a casca e a polpa das frutas cítricas, que muitas vezes é desperdiçado, é um verdadeiro tesouro nutricional. O chamado albedo concentra fibras, antioxidantes e outros compostos que favorecem a saúde intestinal, contribuem para o controle do colesterol e ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Entre as vantagens do consumo dessa parte menos valorizada da fruta estão a melhora do trânsito intestinal, o fortalecimento da microbiota e a prevenção de problemas como a síndrome metabólica.

Contribui para a regulação da glicose

As fibras presentes no albedo das frutas cítricas retardam a absorção dos açúcares e ajudam a manter os níveis de glicose mais estáveis. Esse efeito é especialmente benéfico para quem tem diabetes ou resistência à insulina. O albedo também tem papel importante na redução do colesterol. A pectina, fibra presente nessa parte da fruta, se liga aos ácidos biliares e favorece sua eliminação, ajudando a diminuir os índices de colesterol LDL no organismo.

No entanto, pessoas com problemas digestivos, alergias ou que seguem dietas com restrição de fibras devem consumir com moderação e, se necessário, com acompanhamento profissional.