Home Noticias Tarcísio anuncia fim da Cracolândia no centro de SP: “Acabou”

Tarcísio anuncia fim da Cracolândia no centro de SP: “Acabou”

3
0
Metrópoles

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a Cracolândia, no centro da capital, acabou. Nesta quinta-feira (13/11), ele publicou um vídeo nas redes sociais celebrando os seis meses da desmobilização das cenas abertas de uso de drogas na região.

“O que está acontecendo no centro de São Paulo é resultado de políticas públicas integradas, colocadas como prioridade real, não como discurso. Segurança, saúde e acolhimento trabalhando juntos, com coragem e propósito, estão devolvendo o coração da cidade às pessoas”, escreveu o governador.

8 imagensFechar modal.1 de 8

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Usuários de crack na Rua Helvétia

William Cardoso/Metrópoles2 de 8

Usuários de crack na Rua Helvétia

William Cardoso/Metrópoles3 de 8

Muro forma cerco triangular na região da Cracolândia

Reproduçãp/TV Globo 4 de 8

Rua dos Protestantes, que concentrava o fluxo da Cracolândia

William Cardoso/Metrópoles5 de 8

Região da Cracolândia vazia

William Cardoso/Metrópoles6 de 8

Região da Cracolândia vazia

William Cardoso/Metrópoles7 de 8

Ferro velho na Cracolândia

Reprodução/MPSP8 de 8

Área já é fechada por grades

Google Maps

Entre os destaques, ele citou operações na Favela do Moinho, apontada como um núcleo do crime organizado e da venda de drogas na região.

Cracolândia vazia e novos pontos de concentração

  • A desmobilização citada pelo governador teve início em 13 de maio, quando a Rua dos Protestantes, conhecida por funcionar como ponto central da Cracolândia, amanheceu vazia.
  • Na ocasião, Tarcísio afirmou que sua gestão estaria fazendo “o que ninguém teve coragem de fazer”.
  • A apuração do Metrópoles, no entanto, identificou que o fluxo se espalhou pela cidade após a ação — como já aconteceu em outros momentos nos mais de 30 anos de existência da Cracolândia.
  • Atualmente, regiões como o Parque D. Pedro II, Belenzinho e Memorial da América Latina são descritas como novos pontos de concentração dos usuários.

“Quem diz que [a Cracolândia] apenas dispersou, não sabe o que aconteceu lá”, afirmou Tarcísio nesta quinta-feira após participação em evento sobre educação. “A gente abriu os espaços para cuidar também das famílias, conseguiu trazer as pessoas de volta, tratar o indivíduo, abraçar. E esse trabalho está dando resultado.”

Leia também
  • Música

    Grupo de pagode criado na Cracolândia vira símbolo de inclusão
  • São Paulo

    PCC usa carroceiros para abastecer Cracolândia com droga, diz MPSP
  • São Paulo

    Imagens de esvaziamento da Cracolândia foram apagadas, diz Prefeitura
  • São Paulo

    Tarcísio autoriza abertura de licitação da sede do governo no centro

“Hoje, onde tem aglomeração de pessoas, a gente está chegando com a assistência do estado. Quando a gente fala que acabou a Cracolândia, é aquele cenário que nós tínhamos de venda de drogas extensiva, de território livre, cena de uso. Isso não tem mais. Ainda vai ter dependente químico na rua? Vai, isso sempre aconteceu e vai continuar acontecendo em qualquer grande centro. E onde tiver, nós vamos oferecer cuidado.”

Tarcísio ainda prometeu a revitalização da área, o que inclui o deslocamento do centro administrativo do governo de São Paulo para a região, além de um projeto de prédio para sediar startups de inteligência artificial. Sobre essa segunda iniciativa, ele afirmou que a licitação deve acontecer em duas semanas e o projeto deve ser finalizado próximo de 2030.

Fonte: www.metropoles.com