Em Austin, capital do Texas, alguns carros da Tesla passaram a funcionar como uma frota autônoma — livre de motoristas. A empresa de Elon Musk recebeu autorização oficial para operar um serviço de transporte guiado por inteligência artificial, batizado de Robotaxi.
A licença permite que a Tesla Robotaxi LLC atue como prestadora de serviço de caronas remuneradas em todo o estado. Inicialmente, a autorização é válida até agosto de 2026.
Táxis robôs já estão nas ruas
Em junho, a Tesla deu início ao serviço de forma limitada em Austin. As corridas foram realizadas a bordo de veículos Model Y, com cobrança de uma tarifa simbólica de US$ 4,20. Os carros contam com um operador de segurança presente, que fica no banco dianteiro do passageiro e pode intervir em caso de erro.
Robotaxi is data-driven (literally) https://t.co/h0nvVmJUoo
— Tesla Robotaxi (@robotaxi) July 15, 2025
A expectativa de Elon Musk é expandir a frota e alcançar outras cidades texanas, como Houston e San Antonio, ainda em 2025. Caso os testes se mostrem bem-sucedidos, a empresa pretende ampliar o serviço para outras regiões dos Estados Unidos.
Segundo a NBC, ainda não houve registro de acidente grave envolvendo os táxis robôs da Tesla. Contudo, há relatos de desrespeito a algumas normas de trânsito em momentos pontuais, mas sem que houvesse ferimentos para passageiros ou pedestres.
Fonte: revistaoeste.com