São Paulo – O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, decretou luto oficial de três dias em respeito à morte do servidor Rafael Fernando dos Santos, 41 anos, da sua filha Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, e de mais 59 vítimas que estavam no avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde dessa sexta-feira (9/ 8).
A aeronave saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Sessenta e uma pessoas morreram.
O servidor Rafael iniciou a trajetória no MPSC em 2009, como programador de computador. “Recebeu diversos elogios por seu desempenho e comprometimento, sendo considerado rápido, eficiente e com alto grau técnico”, dizia a nota divulgada pelo Ministério Público.
“Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz, de 3 anos, e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, comentou o procurador-geral.
Rafael havia viajado a Cascavel para buscar a filha Liz, com quem passaria junto o Dia do Pais neste domingo (11/8).
A Secretária-Geral do MPSC, Claudine Vidal de Negreiros da Silva, também lamentou a morte do servidor e da filha. “Neste momento de dor e consternação, a SGMP expressa os pêsames e a solidariedade aos amigos, colegas de trabalho e à família.”
Colega de Rafael, o coordenador do MPSC Orlando da Silva Baptista se disse arrasado: “O Rafa era uma pessoa muito querida por absolutamente todos. Além de um profissional dedicado, era um amigo de todas as horas e um pai muito dedicado. Estamos arrasados”.
O avião de prefixo PS-VPB havia saído de Cascavel, no Paraná, às 11h46, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e chegada prevista para as 13h50. Aquela era a quarta viagem do dia da aeronave turboélice modelo ATR-72, com 73 assentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também decretou luto oficial de três dias pelas vítimas e a medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Queda de avião em Vinhedo
A queda foi registrada em vídeo por diferentes ângulos. Nas imagens, é possível ver o avião descendo em parafuso até se chocar com o solo, dentro de um condomínio no bairro Capela. Após a colisão, a aeronave explodiu e provocou um incêndio.
Assista:
Entre as vítimas, estão 57 passageiros e quatro tripulantes. Segundo o Governo de São Paulo, os corpos devem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, cidade vizinha. É possível que IMLs de outros municípios também sejam utilizados.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo (SP).
Investigadores do órgão e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
A VoePass disponibilizou o telefone 0800 9419712 durante 24 horas para prestar informações a passageiros, familiares e colaboradores.
Fonte: Oficial