Três cachorros morreram após uma viagem no carro de um pet shop de Americana, no interior de São Paulo, na última quinta-feira (11/9). Os animais das raças shih tzu e lhasa apso eram da mesma família e há possibilidade de que eles tenham sido esquecidos dentro do transporte e morrido de calor.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o filho da tutora dos cachorros afirmou à polícia que o pet shop avisou que precisaria realizar uma viagem longa e, por isso, deixou os animais no carro por cerca de 1h30.
No boletim de ocorrência, ao qual o Metrópoles teve acesso, os pets, que tinham 8, 10 e 11 anos eram de uma senhora de 71 anos. Ainda segundo a SSP, eles saíram de casa por volta das 9h para fazer banho e tosa e deveriam voltar até 12h.
Por volta das 16h, os animais ainda não haviam retornado. O filho da tutora questionou o pet shop e recebeu uma mensagem informando que os cachorros haviam morrido. A tutora solicitou que os animais, entregues já sem vida, fossem encaminhados a uma veterinária de confiança.
A médica veterinária que constatou o óbito dos pets informou que eles chegaram em uma caixa de transporte, já sem vida, e que “não havia indicíos de maus tratos ou violência, provável causa de morte hipotermia (calor intenso)”.
O caso foi registrado como ato de abuso de animais no 1º Distrito Policial de Americana. O advogado da família, Rafael Possobon, afirmou que após a investigação policial, a família pretende entrar com um processo contra o pet shop em questão.
A reportagem não localizou a defesa da empresa do pet shop. O espaço permanece aberto para manifestações.
Fonte: www.metropoles.com

































