A Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu, nesta sexta-feira (26), ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o título de Patrimônio Natural da Humanidade. O anúncio, feito por um comitê da Unesco, faz com que a unidade de conservação se junte a outras sete áreas que ostentam a chancela no Brasil.
Dentre os critérios levados em consideração pela Unesco para concessão do título estava sua beleza paisagística e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
Com uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional está inserido em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o reconhecimento vai atrair mais atenção para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade da unidade. “Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”, destacou Sabino.
Além dos Lençóis Maranhenses, outras sete áreas brasileiras possuem o título de Patrimônio Natural da Humanidade: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).