O que é upcycling e como ele impacta a moda
Você já descartou uma peça de roupa que estava curta, apertada ou fora das tendências de moda? Então, você precisa conhecer o upcycling. Essa é uma ideia que faz parte da moda sustentável, na qual as peças que iriam ser perdidas passam por processos de alteração, como cortes e costuras, e se tornam novos itens que poderão ser aproveitados por muito tempo.
Quer aprender mais sobre essa ideia e como colocá-la em prática? Continue lendo este conteúdo que preparamos para você!
O que é o conceito de upcycling?
O conceito de upcycling envolve a reutilização de diferentes produtos que acabariam indo para o lixo em novos itens com maior valor agregado. Essa prática permite a economia de dinheiro e recursos naturais, além de promover o uso da criatividade, resultando em peças únicas, personalizadas e sustentáveis.
É possível aplicar o upcycling para transformar vários tipos de artigos, por exemplo: móveis, brinquedos, decorações, materiais de papelaria, obras de arte e até mesmo peças de roupa.
Como o upcycling é feito na moda?
No campo da moda, o upcycling defende que as pessoas devem ter a quantidade de roupas necessárias que possam ser usadas para várias ocasiões ao invés de um enorme guarda-roupa com excessos. Os adeptos dessa prática são incentivados a comprar peças duráveis que poderão ser usadas durante muito tempo antes de sofrerem danos que as comprometam.
Por mais resistente que seja determinada roupa, é inevitável que, em algum momento, ela sofra com danos, como rasgos e manchas. Podem ocorrer também casos em que os donos mudem de tamanho, seja porque estão em fase de crescimento e as camisetas e calças ficaram curtas, seja por perda ou ganho de peso. Quando isso acontece, o upcycling propõe uma reforma dos itens.
Essa reutilização pode ser feita de modo a manter a funcionalidade inicial da peça, por exemplo: colocar uma barra de renda em calças ou saias para aumentar seus comprimentos. Já em outros casos, a reforma altera o propósito dos tecidos, como nos casos em que tiras de camisetas se tornam lenços ou partes de jaquetas viram bolsas.
Lembrando que você pode fazer cortes, costuras e pinturas em suas próprias roupas ou levá-las para uma costureira sem que a atividade perca sua proposta de upcycling.
Veja também nosso conteúdo sobre como montar um armário cápsula masculino para garantir mais looks com menos peças.
Quais são as vantagens de aderir ao upcycling na moda?
O upcycling no contexto da moda envolve o uso da criatividade para aproveitar roupas que seriam descartadas e transformá-las em peças novas e mais atrativas. Esse processo gera algumas vantagens, tanto para o meio ambiente quanto para quem vai executar as transformações e usar as peças. Confira-as a seguir:
- Obtenção de peças únicas e com a sua cara, que expressem sua personalidade;
- Economia, já que fazer alterações nas peças costuma ser mais barato do que comprar novas;
- Desenvolvimento da criatividade na hora de ter ideias de customização para as roupas;
- Peças com maior valor agregado, já que se tornaram únicas e mais especiais;
- Preservação dos recursos naturais por meio do menor gasto de água e materiais para produzir tecidos.
Como fazer o upcycling em casa?
Você gostou do conceito de upcycling, mas está sem ideias de por onde começar a colocá-lo em prática? Então, vem ver essas sugestões que separamos para você reformar suas peças e usá-las por um bom tempo:
- Aproveitar o tecido de uma jaqueta jeans para fazer uma bolsa;
- Cortar uma calça jeans que rasgou para transformá-la em um short ou bermuda;
- Cortar um vestido para fazer uma saia;
- Cortar partes de camisetas, saias ou vestidos para formar lenços;
- Colocar uma faixa de renda na barra de saias ou calças que ficaram curtas ou que você acha que ficaram ultrapassadas.
Qual é a diferença entre upcycling e customização?
Todo upcycling envolve algum tipo de customização, mas nem toda customização pode ser considerada como upcycling. Ficou com dúvidas? Calma, vamos te explicar melhor essa ideia.
A customização é a alteração de roupas por meio de ferramentas como pintura, corte e adição de detalhes sem que a peça tenha necessariamente um aumento de sua vida útil. Por exemplo: você pode comprar uma camiseta branca nova com a intenção de customizá-la com um tingimento tie-dye assim que chegar em casa.
Já no caso do upcycling, as peças passam pelos processos de customização com o objetivo de terem seus períodos de uso aumentados. Por exemplo: cortar as mangas que estavam curtas de uma jaqueta que estava parada no armário para fazer um colete que servirá para diversas ocasiões.
Qual é a diferença entre reciclagem e upcycling?
A diferença entre esses dois conceitos é que, na reciclagem, os materiais passam por processos que alteram suas estruturas, podendo resultar em peças finais mais frágeis que as iniciais. Por outro lado, no upcycling, os materiais sofrem mudanças menos drásticas, de modo que os tecidos permanecem com suas qualidades originais.
O upcycling é uma ideia que defende a alteração de diferentes tipos de produtos que seriam descartados para a elaboração de novos itens com maior valor. No contexto da moda, ele pode ser feito a partir de cortes e costuras a fim de usar peças que estavam curtas, apertadas ou deixadas de lado. Suas vantagens incluem maior preservação ambiental, economia e obtenção de itens únicos.
Gostou de aprender mais sobre esse conceito? Confira também o conteúdo que preparamos sobre como customizar calça jeans e se inspire para fazer o upcycling dessa peça!
The post Upcycling: tudo sobre a técnica de customização! .
Fonte: Oficial