Home Noticias USP oferece mais de 7 mil cursos online gratuitos e com certificado

USP oferece mais de 7 mil cursos online gratuitos e com certificado

4
0
USP oferece mais de 7 mil cursos online gratuitos e com certificado

A Universidade de São Paulo (USP) tem inscrições abertas para mais de 7 mil cursos online e gratuitos nas áreas de filosofia, linguística e literatura e ciências humanas. A iniciativa, que faz parte do Curso de Inverno 2025 da Faculdade de Letras, Filosofia Ciências Humanas (FFLCH), oferece certificado aos que cumprirem 75% de frequência mínima.

Ao todo, são 92 cursos ministrados de forma síncrona ao público acima de 18 anos, sem necessitar vínculo com a universidade. A matrícula deve ser feita no Site Apolo e as vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, dispensando ordem de inscrição. Os selecionados serão comunicados via e-mail.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Segundo a Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH, essa é a maior edição da iniciativa já realizada. “Os cursos buscam aproximar a sociedade de pesquisas de ponta, combinando autores clássicos e tecnologis emergentes. A edição deste ano destaca o cuidado em alinhar disciplinas ao debate social contemporâneo, como inteligência artificial e questões de gênero”, explica a comissão.

As inscrições são feitas em blocos até o dia 27 de julho. As aulas iniciam a partir do dia 31 e seguem até o incío de setembro. Veja abaixo alguns dos cursos divididos nas três áreas disponíveis:

Filosofia

  • A metafísica de Descartes
  • Antropologia e história na filosofia de Herder
  • O Eu entre a Filosofia e Psicanálise

Linguística e Literatura

  • A intertextualidade em língua portuguesa: conceito e prática
  • A poética do samba
  • Autobiografias trans brasileiras

Ciências Humanas

  • A centralidade de mulheres negras nos processos de escravização e abolição nas Américas
  • Comunicação política nas redes: populismo, plataformas e afetos
  • Violência no Brasil Contemporâneo: intersecções entre violência policial de gênero e racismo

A USP também está com inscrições abertas para cursos e atividades gratuitas voltadas ao público acima de 60 anos. Disciplinas regulares que podem ser feitas junto aos alunos de graduação, programação esportiva e cultura são oferecidos pelo programa “USP 60+”.

Fonte: www.metropoles.com