O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, revelou a jornalistas que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não descarta disputar a Presidência da República em 2026, embora o chefe do Executivo paulista tenha repetido publicamente que será candidato à reeleição.
Após participar de um seminário do grupo empresarial Esfera na última segunda-feira (25/8), na capital paulista, Valdemar disse que ainda acredita que Jair Bolsonaro (PL) pode reverter sua inelegibilidade para concorrer ao Palácio do Planalto no ano que vem, mas que se isso não ocorrer Tarcísio pode ser o candidato bolsonarista contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Para isso, segundo Valdemar, o governador de São Paulo trocaria o Republicanos pelo PL para concorrer a presidente. O cacique partidiário disse, ainda, que essa questão deverá ser definida até o fim deste ano e será uma “escolha pessoal” de Bolsonaro.
“O Bolsonaro, se ele não puder ser candidato, ele vai escolher um candidato à Presidência e à vice. Nós vamos ter pelo PL. Isso está liquidado, Quem ele vai escolher, eu não sei. O Tarcísio já declarou. Eu estive em um jantar com ele há um ano e meio atras, e ele disse disse: ‘Se eu for candidato, eu vou pra o PL’. No jantar com os governadores [na semana passada], ele falou na frente de cinco governadores: ‘Eu sou candidato a governador, mas se eu for candidato a presidente, eu vou pelo PL’, afirmou Valdemar.
A filiação de Tarcísio ao PL vem sendo ventilada desde o ano passado. Valdemar já havia afirmado outras vezes que isso aconteceria após as eleições municipais de 2024, o que não ocorreu. Desde que concorreu ao governo de São Paulo, em 2022, Tarcísio é filiado ao Republicanos, partido liderado pelo deputado federal Marcos Pereira e que tem ministério no governo Lula.
Fonte: www.metropoles.com































