Home Noticias Veja os vencedores do 18° Prêmio São Paulo de Literatura

Veja os vencedores do 18° Prêmio São Paulo de Literatura

4
0
Metrópoles

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, anunciou nessa segunda-feira (24/11) os vencedores da 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura. Os autores Mariana Salomão Carrara e Marcílio França Castro foram premiados com R$ 200 mil cada.

Leia também
  • São Paulo

    Governo de SP seleciona tutores para alunos do ensino fundamental
  • São Paulo

    Iniciativa com povos indígenas de SP indica alta de casos de violência
  • Brasil

    CPI do Crime ouve promotor de SP e diretor de inteligência da PF
  • São Paulo

    Jovem de 15 anos morre após levar tiro de outro adolescente em SP

Segundo a pasta, está é considerada a maior premiação individual em dinheiro de todo o país para publicações do gênero. Mariana foi premiada na categoria “Melhor Romance do Ano em 2024” pela obra “A árvore mais sozinha do mundo”, da editora Todavia.

O romance é uma mistura rara entre rigor estético e invenção formal, com narradores inusitados, como uma árvore, que dá à obra uma perspectiva singular sobre a vida no campo. Esta é a segunda vez que a autora recebe a premiação por sua literatura.

-- Anuncios Patrocinados --
Curso Automação sem Limites

Já na categoria “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024”, Marcílio França Castro foi o vencedor com o livro “O último dos copistas”, publicado pela Companhia das Letras. A obra se destaca por tematizar a escrita, suas transformações e aqueles que a sustentam ao longo dos séculos. O romance mescla história, ficção e reflexão literária.

Na edição deste ano, foram 323 obras habilitadas ao prêmio que foram julgadas em duas etapas, por diferentes jurados. Além do prêmio em dinheiro, os autores vencedores serão convidados a integrar a programação da 40ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara no México em 2026.

“Premiar autores que inovam e emocionam é reiterar o papel da cultura como força estratégica para o desenvolvimento humano”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

Fonte: www.metropoles.com