O vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo (PL), quer que policiais militares ofereçam aulas de educação física no contraturno escolar para crianças e adolescentes da rede pública municipal. A ideia é que as atividades sejam realizadas nos centros esportivos da capital a partir da adesão voluntária dos estudantes e dos policiais.
Atualmente, a Polícia Militar já realiza atividades paralelas por meio da Operação Delegada, onde o governo estadual cede policiais para reforçar a segurança em locais específicos. A Prefeitura de São Paulo possui um convênio desse tipo com a PM para reforçar o policiamento do centro durante as folgas dos agentes. A proposta, agora, é expandir para atividades pedagógicas.
Policial Militar e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mello Araújo tem focado, na gestão municipal, em ações com pessoas em situação de rua e com moradores da antiga Cracolândia. Para ele, “a ideia é não deixar a criança, adolescente, ociosa. Ter atividades para elas, visando principalmente formar bons cidadãos, longe das drogas”.
Leia também
-
São Paulo
Vice de Nunes mobiliza prefeitos do estado para ato bolsonarista em SP
-
São Paulo
Vice-governador e prefeitos de SP retornam ao Brasil após ataques
-
Celebridades
Prefeito de Vitória ganha declaração da esposa após polêmica com vice
-
São Paulo
TRE-SP reverte cassação de prefeito e vice de cidade na Grande SP
Mello Araújo calcula que a nova operação delegada irá aumentar em 900% a quantidade de atletas de alto rendimento atendidos pelos aparelhos municipais. O vice-prefeito ainda defende que os policiais militares são os profissionais ideais para isso porque eles “têm ampla atuação e vocação em atividades comunitárias”, além da formação em educação física promovida dentro da instituição.
Por enquanto, o projeto não tem data para ser implementado. O gabinete do vice-prefeito diz que isso irá acontecer “tão logo haja a celebração do convênio entre as partes interessadas”, ou seja, entre a PM e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Como é o projeto
- Vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo, quer criar uma Operação Delegada para policiais militares ofertarem atividades físicas para jovens da rede pública municipal.
- A remuneração dos policiais, independentemente de grau ou patente, será de 1,2 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo – atualmente no valor de R$ 37,02), por hora trabalhada.
- A adesão dos policiais será voluntária. Poderão participar agentes com graduação (bacharelado, no mínimo) em Educação Física, seja pela Polícia Militar ou por outras unidades de ensino superior.
- Para participar, os agentes terão que passar por uma capacitação pedagógica.
- A participação dos alunos também é voluntária, feita por meio de inscrição no Centro Esportivo desejado. Mello espera conseguir ofertar o serviço nos 46 centros esportivos da capital.
- Serão oferecidos esportes coletivos (futsal, futebol, voleibol, basquetebol e handebol), esportes individuais (atletismo e natação) e atividades físicas (ginástica, alongamento, condicionamento físico e hidroginástica)
Fonte: www.metropoles.com