São Paulo — Uma lhama de cinco meses foi levada para passear de coleira na orla da praia de Enseada (assista abaixo), em Bertioga, no litoral de paulista, pelo seu tutor Luis Abrão, de 47 anos.
Giovanni, como é chamado o animal, nasceu em um sítio em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.
Lá, Abrão cria mais três fêmeas e outro macho, que já são adultos e não-domesticados, além de outros animais exóticos como búfalo albino, avestruz, miniporco, minicabrito, ovelha, carneiro, coelhos, miniboi, minivaca e cisne, entre outras aves aquáticas e animais de fazenda.
Veja o passeio da llama:
Segundo informações do jornal Costa Norte, Abrão está construindo o sítio há 4 anos para visitação de crianças, famílias, escolas e instituições.
O empresário mora em Bertioga e decidiu levar Giovanni para a casa e, eventualmente, para passeios na praia. No vídeo, é possível ver a interação do animal com pessoas que passavam, especialmente crianças, além de um contato com um cachorro da raça golden retriever.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lhamas são classificados como animais domésticos no Brasil, por isso, dispensam autorização para criação ou comercialização.
As lhamas, originárias das regiões montanhosas da América do Sul, são conhecidas por ter personalidades afáveis e dóceis, destacando-se como companheiros leais e úteis. Podem ser animais de estimação, para terapias assistidas por animais ou até mesmo como parceiros de trabalho em atividades como trekking.
Fonte: Oficial