São Paulo — Um grande redemoinho de fumaça cinza foi avistado passando por uma propriedade rural de Mococa, no interior de São Paulo, na última terça-feira (10/9) (vídeo abaixo). De acordo com a Climatempo, o calor intenso e o grandes focos de incêndio na região criaram condições para a formação do fenômeno.
A Secretaria de Agricultura e Agronegócio do município informou ao G1 que 30 mil hectares, área equivalente a 30 quilômetros quadrados, já foram consumidos pelo fogo em uma área de mata, pastagem e produção agrícola.
A suspeita é que o fogo tenha começado pela ação humana.
Na tarde desta quinta-feira (12/9) além de um foco de incêndio ativo em Mococa, outras queimadas foram eram registradas em Bom Jesus dos Perdões, Campinas e Campo Limpo Paulista, na mesma região.
Focos de incêndio ativos em SP (12/9):
- Mairiporã
- Bananal
- Campos do Jordão
- São José do Barreiro
- São Luiz do Paraitinga
- Bom Jesus dos Perdões
- Campinas
- Campo Limpo Paulist
- Mococa
- General Salgado
- São Carlos
- Itirapuã
- Pedregulho
Ao todo, 48 municípios seguem em alerta máximo para queimadas. O governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios.
A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou até este sábado (14/9) o alerta de risco elevado para incêndios para todo o estado.
Fonte: Oficial