Home Meio-Ambiente Visitantes perdidos são resgatados após desobedecerem ordens de parque nacional

Visitantes perdidos são resgatados após desobedecerem ordens de parque nacional

3
0
Visitantes perdidos são resgatados após desobedecerem ordens de parque nacional

Um grupo de cinco visitantes deu trabalho no Parque Nacional do Itatiaia após desobedecer as regras de visitação da unidade de conservação. A turma chegou ao parque no domingo (6), por volta das 9:30 com a intenção de subir o Pico das Agulhas Negras, o que exige equipamentos adequados, experiência técnica e agendamento prévio. Nenhuma delas seguida pelo grupo, que foi orientado pela equipe do parque na portaria a não insistir na ideia e, para não perder o dia, fazer uma trilha alternativa, mais simples. A recomendação dos funcionários não foi suficiente para impedir a imprudência dos turistas que acabaram se perdendo durante a escalada e obrigaram o parque a acionar o resgate.

De acordo com nota do Parque Nacional do Itatiaia, durante a subida pela via “Bira” – que dá acesso ao cume do Agulhas Negras – um dos integrantes sofreu uma lesão no joelho, comprometendo o retorno do grupo, que se perdeu na descida. Diante do frio extremo, que bateu -9,2ºC na madrugada, os visitantes imprudentes buscaram um abrigo improvisado para passar a noite e descer no dia seguinte.

Enquanto isso, na portaria do Posto Marcão, a ausência no retorno do grupo no final do dia alertou a equipe do parque, que acionou o protocolo de emergência e iniciou as buscas ainda durante a madrugada de domingo, com apoio do Corpo de Bombeiros. Por volta das 3:30, os visitantes foram localizados em uma fenda na face da montanha. Devido ao acesso difícil e risco de hipotermia, foi necessário o uso de um helicóptero dos bombeiros. E por volta de 11:30 da segunda-feira (7) o resgate foi concluído com sucesso, sem nenhuma fatalidade.

“Eles não obedeceram às orientações. No Posto Marcão disseram que iam para Asa de Hermes [outra trilha do parque], mas chegando lá decidiram, deliberadamente, seguir para as Agulhas Negras”, conta o gestor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Mendonça.

De acordo com o chefe do parque, medidas administrativas podem ser tomadas contra os visitantes pela desobediência às regras do parque. “Isso mostra qual a importância de seguir as regras do parque nacional. Como que a gente pode cuidar do parque, cuidar da nossa segurança e das pessoas que estão disponíveis pro resgate”, completa Felipe.

O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do parque, com 2.791 metros de altitude. O acesso do cume é feito apenas por escalada. A formação rochosa é um dos principais atrativos do Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.