A Yamaha, conhecida mundialmente por fabricar motos e scooters, lançou a primeira scooter elétrica, a Neo’s Connected que será 100% fabricada no Brasil. Essa é uma das principais novidades da montadora para 2025, que lançou outros sete modelos, movidos à combustão.
No mercado desde 1955, a empresa japonesa tenta entrar de vez no mercado da eletromobilidade e quer largar na frente de grandes concorrentes, como Honda, Hero, Yadea quando se fala em motos elétricas.
Neo’s Connected
Alimentada por uma bateria de lítio, e um motor elétrico colocado no cubo da roda traseira, que fornece uma aceleração forte e controlável, a Neo’s Connected terá autonomia de 80km, e segundo a marca, serão necessárias 9 horas para carregar as baterias de 0 a 100% em tomadas de 110V.
O destaque do motor está na sua impressionante entrega de torque: 13,5 kgfm, equivalentes ao conjunto de 1.260 cilindradas com quatro cilindros em V da superesportiva Ducati Diavel. No entanto, a potência é de 3,08 cv, bem inferior à de uma motocicleta convencional, que costuma ter em torno de 15 cv em motores a combustão. Sua potência máxima é 2,4kW/400 rpm e a potência nominal é de 2,3kW/424 rpm.
A distância do assento ao solo é muito confortável, com 79 cm, a mesma das Honda ADV e Shineray Urban. Além disso, parece ser bem leve, pesando cerca de 90 kg.
A nova Yamaha Neo’s Connected será disponibilizada nas cores e-Blue (Azul Fosco), e-Black (Preto Metálico) e e-White (Branco Metálico), sempre com as rodas pretas. A scooter elétrica da Yamaha começará a ser produzida em Manaus (AM) a partir de janeiro de 2025, com previsão de chegada às lojas no mês de fevereiro, quando será confirmado o preço.
Compatibilidade com aplicativo
A Neo’s oferece conectividade com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, disponível para Android e iOS sob o nome Y-Connect. Ao parear o smartphone com a moto, o painel começa a exibir dados como o nível de bateria do celular, além de notificações de chamadas e mensagens.
Pelo aplicativo no celular, o Y-Connect possibilita acessar diversas informações da moto, incluindo o status das duas baterias e até a localização onde a moto foi estacionada.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial