O Edifício Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, terá uma exposição dedicada a homenagear o legado dos inimitáveis Beatles. A mostra, intitulada “Lucy in The Sky with Sprays”, levará os visitantes a explorarem o universo da banda por meio das suas inesquecíveis músicas. A exibição estreou no dia 5 de junho e vai até 5 de julho, com entrada gratuita.
A mostra é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria em parceria com a Organização Social Catavento Cultural e Educacional, através das Fábricas de Cultura. O prédio está localizado na Rua Três Rios, 363, no bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo.
Demais programações
- Centro de preparação do Café
Descrição: Uma oficina especial, promovida pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café, em que serão explorados diversos aspectos da cultura do café e sessões de degustação de cafés especiais. Entre os temas, “Coador de Papel vs. Filtro de Papel”, “Garrafa Térmica: Modelo Tradicional vs. Modelo Atual” e “Qualidade do Café: Café de Mercado vs. Café Especial”.
Data e horário: 14, 21 e 28 de junho, às 11h e às 14h.
Local: Edifício Oswald de Andrade
Como participar? Com 20 vagas, sem necessidade de inscrição. Limite de 15 pessoas, por horário e ordem de chegada.
- Concerto: Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí
O Conjunto se apresenta com uma performance irreverente, incluindo em seu repertório obras eruditas e populares, englobando em algumas ocasiões, obras do funk, rock e pop, utilizando instrumentos como trompetes, trompa, eufônio, trombones, tubas e percussão.
Data e horário: 11 de junho, às 17h.
Local: Edifício Oswald de Andrade
Como participar? A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos.
- Curso: Hamlet, oficina da loucura
Descrição: Tomando como ponto de partida a peça de Shakespeare, a proposta é instaurar um espaço aberto de práticas artísticas onde mote disparador será a lógica invertida de Hamlet na peça. A oficina não se pretende apenas como aula, mas sim como um espaço aberto de encontros e trocas artísticas.
Data e horário: 11, 13 e 27 de junho, das 9h30 às 13h.
Local: Edifício Oswald de Andrade
Como participar? Curso para interessados em geral a partir de 16 anos de idade. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Curso: Treinamento intensivo de atuação
Descrição: O Workshop é um treinamento para atores que buscam se aperfeiçoar através de uma metodologia que se utiliza de um fluxo de exercícios e jogos pautados por uma atuação presentificada, tão importante na preparação de atuantes para séries, cinema e teatro. Para isso, a imersão com o diretor, preparador e pesquisador Christian Landi se dará a partir de recortes de cenas de obras teatrais e cinematográficas contemporâneas.
Data e horário: 17 e 26 de junho, das 14h às 18h.
Local: Edifício Oswald de Andrade;
Como participar? Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Curso: Gestão de espaços culturais independentes
Descrição: Nas últimas décadas a cidade de São Paulo contou com uma grande proliferação de novos espaços culturais, principalmente de caráter independente, administrado muitas vezes por coletivos e artistas de diversas linguagens. Contudo, a sustentabilidade econômica desses espaços tornou-se um desafio a longo prazo e ponto importante de atenção. Este curso visa fornecer elementos que possam contribuir para a organização interna e estruturação das dinâmicas que compõem o dia a dia destes espaços, compreendendo o seu lugar e posição no ecossistema cultural da cidade, além de trazer exemplos práticos e possibilitar o compartilhamento de experiências exitosas entre os participantes.
Local: Edifício Oswald de Andrade.
Como participar? O curso é pensado para estudantes de teatro, estudantes de produção teatral, profissionais de teatro e produtores. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Imersão em Realidade Virtual e/ou tecnologias 4.0
Descrição: Workshops práticos onde o público poderá conhecer e vivenciar um pouco do que acontece nos cursos de tecnologia das Fábricas de Cultura, como: realidade virtual, autômatos, robótica, drones e maker.
Data e horário: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de junho, das 10h às 17h
Local: Edifício Oswald de Andrade
Como participar? Livre
- Grupos Musicais do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da Emesp
Descrição: Apresentação de trios, quartetos, quintetos e sextetos musicais. O Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim foi criado com o objetivo de preparar jovens músicos para o mercado de trabalho. Por meio de um programa de capacitação e desenvolvimento de carreira, o Núcleo apresenta novas perspectivas de atuação e incentiva o aperfeiçoamento e o empreendedorismo musical. O primeiro edital lançado em 2020 selecionou 20 grupos de formações diversas para participarem de workshops sobre administração de carreira e produção musical, e ensaios sob a orientação de professores.
Data e horário: 14, 21 e 28 de junho, das 14h30 às 15h15
Local: Fachada
Como participar? Livre.
- Pocket show: Voz e violão
- O pioneirismo da obra de Claudio Pastro na arte e arquitetura sacras cristãs – Profª Me. Silvana Borges
Descrição: A palestra da Profa. Me. Silvana Borges abordará a tradição e modernidade na arte e arquitetura sacra cristãs, com início nos primórdios da organização do espaço sagrado para compreensão do caráter simbólico dos formatos e iconografias que originaram o templo cristão, até a apresentação da proposta de organização do espaço litúrgico a partir do Concílio Vaticano II (1961-1965): o ad fontes e aggiornamento; que no Brasil, encontrará o pioneirismo da obra de Cláudio Pastro (1948 – 2016).
Data e horário: 15 de junho, das 11h às 13h
Local: Sala 3
Como participar? Livre
- Iniciação à palhaçaria
Descrição: O participante experimentará através de improvisações, brincadeiras e exercícios práticos, os princípios que fazem parte dessa linguagem, como: escuta, presença, jogo, conexão e prazer, além de uma pesquisa sobre o ridículo em cada um/a/e.
Data e horário: 19 de junho, das 14h às 16h.
Local: Cineclube.
Como participar? A oficina é aberta para qualquer pessoa de qualquer área profissional que queira ter seu primeiro contato com a Palhaçaria. Não precisa ter experiência em teatro ou palhaço. Com 20 vagas e, para se inscrever, buscar responsável Renato Consorti (011 997234942).
- Exposição itinerante: Brasileiros na Hospedaria
Descrição: A exposição traz registros de brasileiros presentes na Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício em que se localiza o Museu da Imigração do Estado de São Paulo,presentes nas matrículas e fotografias, mas cujas histórias são pouco conhecidas. Desde o final do século XIX até a década de 1970, a Hospedaria acolheu migrantes, desabrigados, enfermos, presos políticos, alunos e professores. A invisibilidade dessas histórias revela nossa dificuldade de nos reconhecermos como um povo diverso. Esse é um primeiro passo para torná-los visíveis e promover reflexões.
Data e horário: 14 de junho até 11 de agosto de 2024, das 10h às 20h.
Local: Espaço de Convivência
Como participar? Entrada gratuita.
- Ensaio com a São Paulo Companhia de Dança
Descrição: Participe de uma oficina de dança contemporânea promovida pela São Paulo Companhia de Dança, com Beatriz Hack, e/ou assista um ensaio aberto do grupo. A aula terá trechos das coreografias que integrarão o repertório das apresentações da Companhia no Teatro Sérgio Cardoso com Milton Coatti, gerente de ensaios da SPCD.
Data e horário: 15 de junho, das 10h às 11h15.
Local: Sala de ensaio da Companhia (sala 1) – 1º andar.
Como participar? A oficina é gratuita e tem capacidade para 25 pessoas, com inscrições no link; enquanto o ensaio aberto será para até 50 pessoas, com inscrições no link.
- A iconografia da Cruz e do Cristo Crucificado no Primeiro Milênio – Prof. Romolo Picoli Ronchetti
Descrição: A proposta da palestra do Prof. Romolo Picoli Ronchetti é apresentar as primeiras representações da Cruz e de Cristo Crucificado bem como suas variações, ao longo do Primeiro Milênio
Data e horário: 29 de junho, das 11 às 13h
Local: Sala 3
Como participar? Livre
Uso do espaço
Para os fazedores de cultura que desejam utilizar os espaços do edifício, a secretaria estabeleceu alguns critérios. A resolução publicada no Diário Oficial do Estado esclarece que os interessados devem enviar um formulário de solicitação para o e-mail [email protected] ou comparecer ao edifício.
No local devem se dirigir ao balcão de atendimento, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 10h às 17h, com no mínimo sete dias úteis de antecedência da data desejada para a utilização do espaço.
É parte do requerimento que o proponente descreva a natureza do seu projeto, suas necessidades específicas e apresente uma breve biografia do responsável técnico e zele pelo espaço público, deixando-o nas mesmas condições antes do seu uso. A partir disso, a secretaria irá avaliar o pedido e dar seguimento aos trâmites de liberação ou não para uso das salas, teatro e pátio.
A pasta seguirá os seguintes critérios de análise: relevância cultural do projeto apresentado; histórico e contribuição, para a comunidade artística, do responsável técnico do projeto; e equidade na distribuição dos espaços entre todos os agentes culturais solicitantes.
Fonte: Original