A atriz Bianca Bin e a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) publicaram um abaixo-assinado pela transferência do elefante Sandro do Zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo, para o Santuário de Elefantes do Brasil, no Mato Grosso do Sul. O manifesto, publicado no início do mês de agosto no site Change.org, tem cerca de 22 mil assinaturas, incluindo nomes como Xuxa Meneghel, Glória Pires e Luana Piovanni.
Os artistas questionam a decisão da Prefeitura de Sorocaba em manter o elefante no zoológico, apesar de a Justiça ter decidido a favor da sua mudança em abril deste ano. A ação corre desde 2022, quando entidades dos direitos dos animais e o Ministério Público estadual (MPSP) entraram com o pedido de transferência, apontando para falta de infraestrutura do zoológico para abrigar mamíferos de grande porte e o isolamento de Sandro, que é o único elefante a viver no local.
Discussão antiga sobre elefante Sandro
- A realocação do elefante Sandro é discutida há quatro anos na Justiça.
- A princípio, a sua transferência foi negada sob o argumento de que poderia representar um risco à saúde de Sandro.
- Do outro lado, o MPSP vem argumentando que, em Sorocaba, Sandro está desde 2020 sem a companhia de outro animal da mesma espécie.
- Segundo a Promotoria, essa condição de isolamento, aliada à limitação de espaço e exposição contínua a visitantes, compromete seriamente o bem-estar do animal.
- Um laudo apontou que as condições de infraestrutura do local seriam insuficientes para garantir boas condições de vida para o animal.
- “O santuário mato-grossense, por outro lado, apresenta estrutura mais compatível com as necessidades do elefante, dispondo de amplo espaço e estrutura física, manejo especializado e possibilidade de convivência adequada com outros animais de sua espécie. Além disso, o local não permite contato intenso com o público”, defendeu o MPSP na petição inicial pela transferência.
Em julho, Prefeitura recorreu à decisão e conseguiu impedir, temporariamente, que o animal deixasse Sorocaba. A gestão vem questionando as críticas à infraestrutura do zoológico e aponta para os riscos da transferência à saúde do animal.
No abaixo-assinado, os artistas dizem estar “desapontados com a postura adotada” e reivindicam “a cessação imediata de quaisquer medidas procrastinatórias que apenas prolongam o sofrimento de Sandro”.
Também assinam o abaixo-assinado nomes como os atores Aldine Muller, Alexia Dechamps, Alinne Moraes, Ana Cecília Costa, Carmo Dalla Vecchia, Cleo Pires, Edson Fieschi, Elias Andreato, Emiliano D’Avila, Eriberto Leão, Fafy Siqueira, Glória Pires, Haroldo Botta, Heloisa Périssé, Jeniffer Nascimento, Junno, Lima Duarte, Lúcia Veríssimo, Luís Miranda, Martha Meola, Mel Lisboa, Natália Rosa, Paula Burlamaqui, Rainer Cadete, Sergio Guizé, Stephanie Lourenço, Thomás Aquino, Valentina Bulc, Vanessa Bueno e Virginia Cavendish; os músicos Arnaldo Baptista e Vinícius D’black; os diretores e roteiristas Daniel Berlinsky, Daniel Ortiz, José Eduardo Belmonte, Fernando Philbert e Daniel Rezende; o comediante Edmilson Filho; as ativistas Betty Prado e Luisa Mell.
O Metrópoles entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba e aguarda o retorno.
Fonte: www.metropoles.com