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Borgwarner apresenta carregador veicular de até 600 kW no Brasil

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Marcelo Rezende é um homem de cabelos e barba grisalhos, e ele segura o carregador para veículos elétricos

A BorgWarner apresentou, pela primeira vez no Brasil, as estações de recarga veicular em corrente contínua (DC), com faixa de potência escalável de 120 kW até 600 kW. As soluções da empresa são indicadas para frotas de veículos comerciais elétricos, eletropostos públicos e máquinas de construção e industriais elétricas.

De acordo com a empresa, o sistema de carregamento rápido da BorgWarner pode ser construído a partir de um design modular que compõe sistemas de conversão de energia (PCS) separados e distribuidores de energia (dispenser) que podem ser instalados a até 150 metros de distância, como também módulos integrados com sistema de conversão de energia e distribuidores num mesmo equipamento.

“São estações que têm uma boa faixa de atendimento, podendo ser de 120 kW até 600 kW de potência, com a possibilidade de aumentar para até 960 kW em breve”, disse Marcelo Rezende, diretor geral para sistemas de baterias e recargas do Brasil da BorgWarner. 

“São carregadores de alta potência com o objetivo de oferecer infraestrutura de recarga para grandes frotistas, para equipamentos industriais, e rodoviários, podendo ser ônibus, caminhões ou demais veículos por meio de estações públicas. É um produto de fato que é muito importante para a BorgWarner na eletrificação porque a gente tem agora um portfólio completo. Além de todas as soluções que a gente oferece para os veículos, agora também oferecemos soluções de recarga”, falou.

Modelos variados

Os equipamentos foram apresentados no E-MOB 2024, Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, realizado em São Paulo, em outubro de 2024. Inicialmente, a BorgWarner fará a importação dos carregadores produzidos nos Estados Unidos, mas a intenção é produzir esses equipamentos nas unidades do Brasil

Por enquanto, são todos importados. A gente começa a comercializá-los dessa forma, até para entender o mercado, mas o plano da BorgWarner é fabricá-los no Brasil. Nós temos a estratégia de estarmos sempre próximos aos nossos clientes e oferecer a eles soluções sustentáveis, sempre na região. Primeiramente, vamos avaliar o desenvolvimento desse mercado, para que em breve seja possível produzir esses carregadores aqui no Brasil”, disse Rezende.

“Nossa estratégia é atender às necessidades desse mercado com o nosso diferencial que é atendimento, suporte e serviço local, estruturando os planos para produção no país.”

Outro diferencial apontado pelo executivo é a tecnologia Vehicle to Grid (V2G), presente nos equipamentos que serão comercializados pela Borgwarner. A tecnologia permite devolver a energia do veículo elétrico para a rede de energia. Embora o Brasil ainda não tenha uma legislação definida sobre o tema, o conceito já é utilizado em outras partes do mundo.  

Imagem destaca o carregador da BorgWarner
Carregador veicular da BorgWarner em corrente contínua. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Outros equipamentos

Além dos carregadores rápidos, a Borgwarner também expôs, durante o E-MOB 2024, o sistema de baterias para veículos comerciais elétricos e seus componentes, fabricados em Piracicaba (SP), incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS), a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico.

Outros destaques são as tecnologias para híbridos e elétricos, como o eFan de Alta Voltagem e o Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH). O sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos a bateria ou com célula de combustível. Os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia.

Imagem mostra o estande da BorgWarner na feira
Estande da BorgWarner no Salão E-MOB 2024 apresenta diversos produtos da empresa. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Oficial