São Paulo — Dois funcionários de uma usina morreram na tarde desta sexta-feira (23/8) após tentarem combater um incêndio em Urupês, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Defesa Civil.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as vítimas, de 30 e 48 anos, estavam em um caminhão tentando apagar um foco de incêndio em uma área de pasto, quando o motorista perdeu o controle, ocasionando o vazamento de combustível que resultou no incêndio do veículo.
Um dos mortos é morador de Irapuã enquanto o outro é José Bonifácio, ambas cidades no interior do estado. Os dois trabalhavam como brigadistas na usina.
O Metrópoles tentou contato com a usina, mas não recebeu retorno até o momento desta publicação. Espaço segue em aberto.
O caso foi registrado como morte suspeita pela Delegacia de Urupês
Gabinete de crise
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou que a Defesa Civil do estado instaurasse o Gabinete de Crise Emergencial na tarde desta sexta para lidar com os incêndios florestais que atingem, principalmente, o interior paulista.
Cidades da região de Ribeirão Preto registraram incêndios de grandes proporções. Estradas que ligam outros municípios à região foram bloqueadas por conta das queimadas.
Em Sertãozinho, cidade vizinha de Ribeirão Preto, um incêndio em andamento na Rodovia Carlos Tonani, km 333, próximo à Fazenda Experimental, chama a atenção nas redes sociais.
Imagens mostram a rodovia cercada pelas chamas e pelas fumaças do incêndio. Um posto de gasolina foi visto próximo ao fogo.
Vídeo:
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil (CGE) emitiu um alerta crítico para incêndios nas áreas de Presidente Prudente, Assis, Dracena, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto.
Em mapa divulgado pela Defesa Civil, é possível ver a gravidade da situação emergencial. As imagens mostram uma melhora no domingo (25/8), após a chegada da massa de ar polar.
Veja:
O Governo do Estado de São Paulo lançou o programa São Paulo Sempre Alerta – Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, gerido também pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O projeto visa a implementação de ações de prevenção, mitigação e resposta aos impactos da estiagem prolongada.
Fonte: Oficial