São Paulo — Os alunos de escolas estaduais de São Paulo terão a matrícula renovada automaticamente a partir deste ano. Com isso, os pais das crianças e adolescentes não terão que ir até o colégio ou entrar no sistema on-line para fazer a rematrícula, como acontecia nos anos anteriores.
A mudança anunciada pela Secretaria da Educação manterá os estudantes nas mesmas escolas onde eles já estavam matriculados, sempre que existirem turmas abertas para a próxima etapa do ensino. Caso um aluno esteja agora no 9º ano do Ensino Fundamental e a escola não ofereça Ensino Médio no ano seguinte, por exemplo, o estudante será realocado em uma unidade que fique até 2 km de distância de sua casa.
A rematrícula automática já foi feita pela Secretaria da Educação para o ano letivo de 2025 e, a partir desta quinta-feira (15/8), as famílias podem consultar em qual escola os alunos estão matriculados entrando no site da Secretaria Escolar Digital (SED) na opção “Consulta Pública” ou indo até uma unidade do Poupatempo.
Famílias que desejem mudar o filho de escola ou que não concordem com a unidade escolhida para a próxima etapa de ensino podem solicitar a transferência no site da SED (neste link) ou no próprio colégio, a partir de sexta-feira (19/8). O período para solicitar a transferência vai até 13 de setembro. É preciso indicar de uma a três unidades de interesse. O resultado final será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.
Estudantes de escolas particulares que queiram mudar para a rede estadual também poderão fazer a solicitação de matrícula para o próximo ano entre os dias 19 de agosto e 13 de setembro. Para isso, o responsável pelo aluno deve procurar um colégio estadual ou ir até um posto do Poupatempo levando RG, histórico escolar da criança e comprovante de residência.
Fonte: Oficial