Home Economia Mercosul e União Europeia anunciam acordo de livre comércio

Mercosul e União Europeia anunciam acordo de livre comércio

5
0

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta-feira, 6, a conclusão do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. O acordo cria um mercado comum de mais de 700 milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto (PIB) somado de US$ 22,3 trilhões.

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito?

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito?

Aprenda quais são os caminhos para gerar renda extra com as forma de pagamentos!

EU QUERO

“Quero parabenizar os negociadores pela determinação”, declarou Ursula. “Trabalharam de forma incansável durante anos em prol de um acordo ambicioso e equilibrado, e tiveram sucesso.”

“O laço entre a Europa e s países do Mercosul é realmente um dos mais fortes do mundo”, acrescentou. “É um laço que se ancora na confiança, atravessado por uma herança compartilhada com séculos de aprendizagem mútua.”

Ursula disse ainda que o acordo é uma vitória para a União Europeia e que há um valor político importante, para além do peso econômico.

“Hoje estamos tonando a missão em uma realidade”, afirmou. “Estamos estabelecendo essa aliança como nunca antes. Estamos enviando uma mensagem clara e poderosa para o mundo. […] O acordo não é apenas necessidade econômica. É necessidade política.”

“Esse acordo é uma vitória para a Europa e ambas as partes são ganhadoras”, continuou. “O acordo reflete nossos valores e o compromisso com a ação climática.”

Acordo com Mercosul era discutido há mais de 20 anos

As negociações entre os dois blocos começaram há mais de duas décadas. Agora, com o fim das negociações, o acordo entra agora em uma fase de tradução e revisão jurídica, o que significa que a assinatura final pode levar mais tempo.

Cada país da UE vai precisar aprovar o texto, o que dá à França, liderada por Emmanuel Macron, o poder de bloquear o tratado. Os europeus insistem em garantias de que os produtos comprados não contribuam para o desmatamento.

Fonte: Oficial