A Volvo anunciou que a rede de carregadores rápidos instalados nas rodovias brasileiras passará a cobrar pelas recargas de carros elétricos de outras marcas, com o preço de R$ 4,00 por kWh consumido, a partir de 10 de julho de 2024. Proprietários de veículos Volvo continuarão a recarregar seus carros gratuitamente nos eletropostos da marca.
Além do preço por kWh, os eletropostos também farão a cobrança de uma taxa de uso, estipulada em R$ 2,50, e ainda uma taxa de ociosidade, de R$ 5,00 por minuto, para o caso de o carro que completar a recarga continue ocupando a vaga. Neste caso, haverá uma tolerância de 15 minutos, com a cobrança ocorrendo a partir do 16º minuto ao fim da recarga, e valerá também para os carros da fabricante sueca. A ideia é educar os motoristas sobre o bom uso dos equipamentos.
De acordo com a Volvo, cerca de 75% das recargas dos eletropostos da marca são realizadas por proprietários de veículos de outras fabricantes. Apenas em 2023, mais de 1 milhão de kWh foram consumidos nos eletropostos Volvo, em mais de 40 mil recargas no ano, ou 500 recargas diárias.
Se antes a estratégia era fortalecer a infraestrutura de recarga nas rodovias, para o desenvolvimento da eletromobilidade no Brasil, agora os executivos da empresa entendem que é hora de privilegiar os consumidores da Volvo, uma vez que o mercado já se consolidou. Além disso, havia muita reclamação por parte dos clientes da marca quanto à disponibilidade dos equipamentos nas rodovias, geralmente ocupados por outros veículos.
Pacto pela eletrificação
No anúncio do início da cobrança nos eletropostos rápidos, a Volvo reafirma o seu compromisso com a eletrificação no Brasil, citando os R$ 70 milhões em investimentos já captados para a instalação de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil — atualmente são 52 estações de recarga espalhadas pelo Brasil.
De acordo com a empresa, o principal objetivo é “aprimorar cada vez mais nosso atendimento, monitoramento e cobertura, além de oferecer a melhor experiência de recarga”.
Ainda no anúncio, a Volvo Car Brasil se diz pronta para unir esforços com os demais agentes envolvidos na eletrificação.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial