Home Cotidiano Castanheira, a rainha da floresta está em extinção: conheça os benefícios de...

Castanheira, a rainha da floresta está em extinção: conheça os benefícios de seus frutos

26
0
Castanheira, a rainha da floresta está em extinção: conheça os benefícios de seus frutos
Castanheira, a rainha da floresta está em extinção: conheça os benefícios de seus frutos

Quem não mora na região Norte do Brasil nunca teve a oportunidade ver “ao vivo e em cores” uma das mais exuberantes árvores da nossa flora: a castanheira, Bertholletia excelsa, planta nativa da Amazônia.

Por causa da sua importância, a EBC fez uma matéria especial para ela. A castanheira é considerada a rainha da floresta, devido a sua opulência e aos benefícios de seus frutos.
 
A castanheira é protegida pela Lei 4.771, que proíbe que derrubada da árvore. No estado do Acre, um dos maiores produtores de castanha, os frutos da castanheira caem de dezembro a fevereiro e, no Pará, estado homenageado com o seu nome e o produtor das castanhas mais graúdas, os frutos caem de janeiro a abril. 
Risco de Extinção do Cacau
Risco de Extinção do Cacau

Risco de Extinção da Castanha

A castanheira é uma referência no trabalho agroflorestal. Entretanto, a castanha, “carne vegetal” da Amazônia, está correndo risco de extinção. No assentamento do município Virola Jatobá, no Pará, próximo à região onde foi assassinada Dorothy Stang, há centenas de castanheiras sem vida. As árvores estão totalmente mortas, parecendo seus galhos um “espeto”. As castanheiras mortas não servem mais para nada, nem para o aproveitamento da madeira.
 
Esse lamentável cenário precisa ser detido. Não se pode explorar toda a castanha que cai, porque é preciso preservá-la. A cotia é o animal que espalha as suas sementes pela floresta, por isso, tal animal não pode ser caçado. Outros animais também dependem da castanheira, como o macaco.
 
Benefícios da castanha
Benefícios da castanha

Benefícios da castanha

A castanha faz tão bem à saúde que é recomendável consumir de duas a três delas diariamente.
 
A castanha contém selênio, um nutriente potente para o nosso organismo. Ele atua contra os radicais livres, que são bastante produzidos pelo nosso organismo, podendo causar várias doenças, como: diabetes, hipertensão, arterioesclerose e obesidade. O selênio ajuda, também, a evitar o envelhecimento precoce.
A caloria da castanha é uma “caloria do bem”, pois o óleo da castanha protege a saúde das nossas artérias estimulando o bom colesterol. Para as mulheres, em especial, o selênio influencia no metabolismo. O selênio potencializa um bom metabolismo, ajudando a combater as doenças relacionadas às alterações hormonais.

Valor econômico da castanha

O valor econômico da castanha é muito importante para as regiões produtoras. A nossa castanha é exportada sobretudo para os Estados Unidos e Inglaterra. Estima-se que a produção internacional de castanha movimente entre R$ 18 milhões e R$ 65 milhões por ano. Entretanto, o mais importante para nós, brasileiros, é que a castanha seja produzida e beneficiada para o mercado interno. O comércio doméstico gera renda e emprego para milhares de famílias da Amazônia.

Usos da castanha

  • O chá da casca da castanha é remédio contra a diarreia.
  • O óleo é usado para sabonetes, cremes e xampus.
  • A castanha tem um poder cosmético impressionante, pois o seu óleo é um poderoso hidratante.
  • Agora que você conheceu a importância da castanheira para o país e para saúde, que tal valorizar a produção do seu fruto e incorporar a castanha no seu dia a dia e aproveitar tudo de bom que ela pode oferecer?

Gisella Meneguelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui