Home Noticias Marçal sugere “cinturão de teleféricos” para desafogar trânsito em SP

Marçal sugere “cinturão de teleféricos” para desafogar trânsito em SP

2
0
Marçal sugere “cinturão de teleféricos” para desafogar trânsito em SP

São Paulo – O influenciador Pablo Marçal (PRTB), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, afirmou que uma de suas propostas para reduzir o trânsito na cidade é a construção de um “cinturão de teleféricos” interligando as comunidades na periferia da capital.

“Ao invés de só se preocupar com tarifa de ônibus, vamos colocar teleféricos, que é o meu desejo”, disse Marçal na tarde desta quarta-feira (10/7), em sabatina promovida por UOL/Folha.

Segundo o influenciador, a ideia é colocar um teleférico “rasgando o céu de São Paulo” para transformar as comunidades em polos turísticos e gastronômicos. Ele disse já estar em contato com uma empresa suíça para elaborar o projeto, que seria fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) e não cobraria passagens dos moradores da cidade – apenas dos turistas.

O plano inclui criar bolsões nas rodovias que chegam à cidade para ligar os teleféricos às estações de trens. O projeto, segundo Marçal, tem custo estimado em cerca de R$ 50 milhões por quilômetro construído.

“Mas [o teleférico] não tem freio e vai de 16 km/h a 22 km/h. Você imagina isso transitando e fazendo um cinturão em volta da cidade de São Paulo?”, disse ele.

O Metrô de São Paulo, em comparação, possui velocidade entre 80 km/h e 87 km/h. Levantamento da Inrix, empresa de monitoramento de veículos, mostra que, no ano passado, a velocidade média de um carro na capital foi de R$ 22,4 km/h.

Questionado se manteria a tarifa zero dos ônibus aos finais de semana, como implantado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) no início do ano, Marçal afirmou que precisa “perguntar para o povo” antes de tomar uma decisão.

“O povo não quer ficar rodando a cidade no fim de semana, eu imagino. Quer ficar em casa descansando”, declarou o influenciador.

Fonte: Oficial